GEOTECNOLOGIAS APLICADAS PARA A LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA DE UMA INDÚSTRIA DE PAINÉIS DE MADEIRA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, BRASIL

Nome: EWERTHON MATTOS PATERLINI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/09/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Orientador
ELIZABETH NEIRE DA SILVA OLIVEIRA DE PAULA Examinador Externo
NILTON CESAR FIEDLER Examinador Interno
WENDEL SANDRO DE PAULA ANDRADE Coorientador

Resumo: A distância dos principais fornecedores de insumos para a indústria moveleira do estado do Espírito Santo é um fator que vem acarretando um aumento nos custos de produção dos móveis, tornando-os menos competitivos. Os problemas de localização visam delimitar locais a fim de fornecer uma solução, se possível ótima, que venha minimizar o custo total de instalações e transportes. Objetivou-se neste estudo classificar o território do estado do Espírito Santo segundo o potencial para a implantação de uma fábrica de painel de madeira aglomerados, comumente conhecidos como MDP (Medium Density Particleboards). Consideraram-se seteexigências mínimasdo empreendimento para serem os indicadores do potencial sendo: 1 proximidadede rodovias, 2 proximidade deferrovias, 3 proximidade determinais aquaviários, 4 proximidade depolos moveleiros, 5 proximidade de indústrias de painéis já existentes, 6 proximidade de massas dágua e 7 aptidõesclimáticas para o cultivo do eucalipto. A sobreposição de todos os mapas forneceu regiões com valores reclassificados em 5intervalos de potencialidade variando de 0 a 16, sendo: a) de 0 a 3(inviável), b) de 4a 6 (péssimo), c) de 7 a 9(regular), d) de 10a 12(bom) e e) de 13a 16(excelente). A viabilidade econômica da instalação da indústria de painéis foi avaliada utilizando o modelo de simulação de Monte Carlo e com valores simulados para o Valor Presente Líquido (VPL).Os resultadosindicaram que 2,00% do território do estado do Espírito Santo apresenta potencialidade classificada como excelente, 8,88% como boa, 33,53% como regular, 38,71% como péssimae 16,88% como inviável.Com aavaliação da viabilidade econômica do empreendimento verificou-se que, dentre as 5.000 simulações realizadas, 96,70%dos VPLs são maiores que 0 (zero)e30,56% são maiores que 100% do valor investido. Concluiu-se que as áreas mais próximas à região Metropolitana do estado são as mais aptas à implantação da indústria de painéis de madeira e a região Norte do estado é a que possui o menor potencial para a instalação. Também foi possível concluir que as chances do projeto de investimento proposto não obter prejuízo é alta,contudo as chances de se obter retorno do investimento inicial é muito baixa para o horizonte de planejamento do presente estudo.
Palavras-chave: estratégia de localização, potencialidade locacional, geotecnologias, produtos madeireiros,modelo de simulação de Monte Carlo.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910