Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCFL) da Ufes

O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores mundiais de produtos de origem florestal, tendo setores importantes e estratégicos para a economia brasileira, como siderurgias, indústrias de papéis e embalagens, celulose e construção civil. Todos altamente dependentes do setor florestal. Além também de possuir a maior concentração de florestas tropicais conservadas do mundo, subsidiando novas formas de sustentabilidade no uso dos recursos florestais e propondo metodologias para restauração de ambientes degradados.

Entretanto, o país ainda apresenta deficiências em relação à descentralização e disponibilidade de informações técnico-científicas para o Setor Florestal, tanto para produção quanto para conservação, e por isso apresenta carências que demandam de conhecimento técnicos-científicos que subsidie as tomadas de decisões tanto em relação a políticas públicas como em projetos da sociedade civil e iniciativa privada.

Diante dessa importância econômica, social e ambiental para o setor florestal, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCFL) da Universidade Federal do Espírito Santo tem o foco em contribuir, por meio da especialização técnico-científica de profissionais e da pesquisa, com a produção do setor florestal e madeireiro, atendendo assim a demanda interna do Brasil, em especial do Espírito Santo, e permitindo uma boa competitividade com outros centros do país.

Em função da formação do corpo docente e das necessidades regionais, este Programa de Pós-Graduação determinou por meta o aperfeiçoamento de profissionais que atuam em uma das quatro linhas de pesquisa: (i) Geotecnologia e Ecologia Florestal; (ii) Manejo de Recursos Naturais;(iii) Produtos Florestais; (iv) Silvicultura.

Desta forma, o PPGCFL, mediante conjugação de esforços aplicados ao ensino e pesquisa, tem por objetivo ampliar e aprofundar a formação, conceitos e conhecimentos de métodos e técnicas de pesquisa científica, tecnológica e a formação de recursos humanos para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e outras práticas profissionais, conduzindo à obtenção do título de mestre e/ou doutor.

O programa tem sua sede em Jerônimo Monteiro-ES, oferecendo o curso de Doutorado em Ciências Florestais desde 2013 e o curso de Mestrado em Ciências Florestais desde 2008 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 4 na última avaliação.

O programa já formou 236 mestres e 30 doutores e conta com 78 alunos regularmente matriculados, sendo 35 no mestrado e 43 no doutorado.

Atualizado: 01/08/2019

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910