QUALIDADE DA MADEIRA DE ÁRVORES DE CLONE DE Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla INCLINADAS POR AÇÃO DE VENTOS PARA PRODUÇÃO DE CELULOSE

Nome: WALTER TOREZANI NETO BOSCHETTI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/02/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GRAZIELA BAPTISTA VIDAURRE Co-orientador
JUAREZ BENIGNO PAES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GRAZIELA BAPTISTA VIDAURRE Coorientador
JUAREZ BENIGNO PAES Orientador
MARINA DONARIA CHAVES ARANTES Examinador Interno

Resumo: BOSCHETTI, Walter Torezani Neto. Qualidade da madeira de árvores de clone de Eucalyptusgrandis x Eucalyptusurophylla inclinadas por ação de ventos para produção de celulose. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) Universidade Federal do Espírito Santo, Jerônimo Monteiro -ES, Orientador: Prof. Dr. Juarez Benigno Paes. Coorientadores: Prof. Dra. Graziela Baptista Vidaurree Prof. Dr. José Tarcísio da Silva Oliveira.

Objetivou-se com este estudo a avaliação da qualidade da madeira de árvores inclinadas de clone de Eucalyptusgrandis x Eucalyptusurophylla proveniente de plantios florestais afetados por ação de ventos para produção de celulose. Para tanto, avaliou-se os efeitos da inclinação do fuste em diferentes faixas, e foramestudadas as características da madeira de reação, tracionada e oposta, na região superior e inferior a inclinação, respectivamente. A produtividade do povoamento foi avaliada por meio dos parâmetros dendrométricas das árvores. A qualidade da madeira foi analisada pelas características anatômicas de fibras e vasos, densidade e composição química. O desempenho na polpação kraft foi analisado com base no rendimento depurado e número kappa. Os parâmetros dendrométricos, anatômicos, adensidade básica e a composição química da madeira foram influenciados pela inclinação do tronco. Os resultados indicaram que ainclinação afetou negativamente as variáveis dendrométricas, o volume de madeira das árvores inclinadas foi reduzido; a relação cerne:alburno das árvores não foi afetado pelas diferentes faixas de inclinação analisadas; houve maior excentricidade da medula nas árvores com maior inclinação de fuste. Anatomicamente, o diâmetro vascular foi maior na madeira normal comparado com a madeira de reação, tracionada e oposta; afrequência vascular pouco foi afetada pelas faixas de inclinação; as fibras da madeira de reação das árvores inclinadas, tracionada e oposta, aumentaram em espessura de parede, largura e diâmetro do lume. A densidade da madeira das árvores inclinadas foi inferior à madeira de árvores com o fuste reto, além disto, nas árvores inclinadas, a densidade básica foi menor na madeira oposta quando comparada à madeira tracionada. A composição química da madeira foi diferente entre árvorescom o tronco reto e inclinado, na madeira de reação, tracionada e oposta, foram encontrados menores teores de extrativos e lignina que na madeira normal, outro fator relevante foi o maior teor de holocelulose produzido pela madeira de reação. Na polpação Kraft foi observado na madeira de reação menor rendimento e menor número kappa. Por fim, considerando as propriedades tecnológicas da madeira e a avaliação kraft, percebeu que a densidade básica e a anatomia da madeira de reação das árvores inclinadas contribuiu para diminuir no rendimento depurado da polpa, e acomposição química da madeira das árvores inclinadas contribuiu para obter polpas com maior teor de deslignificação.

Palavras-chave: Ventos. Madeira de reação. Propriedades da madeira. Polpa celulósica.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910