Análise econômica da produção de madeira de paricá (Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke) sob diferentes espaçamentos de plantio

Nome: RAFAELA DA SILVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/02/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANO RIBEIRO DE MENDONÇA Co-orientador
GILSON FERNANDES DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GILSON FERNANDES DA SILVA Orientador
JOSÉ FRANKLIM CHICHORRO Examinador Interno
RINALDO LUIZ CARACIOLO FERREIRA Examinador Externo
WENDEL SANDRO DE PAULA ANDRADE Coorientador

Resumo: SILVEIRA, R. Avaliação econômica da produção de madeira de paricá (Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke) sob diferentes espaçamentos de plantio. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) Universidade Federal do Espírito Santo, Jerônimo Monteiro, ES. Orientador: Prof. Dr. Gilson Fernandes da Silva. Coorientadores: Prof. Dr. Adriano Ribeiro de Mendonça e Prof. Dr. Wendel Sandro de Paula Andrade.

O paricá (Schizolobium amazonicumHuber ex Ducke) é uma espécie nativa que vem ganhando destaque entre os plantios comerciais, na região amazônica, pelas suas características de crescimento e produção, para múltiplos usos. Por tal motivo, objetivou-se neste trabalho avaliar o efeito dos espaçamentos de plantio na análise econômica da produção de madeira de paricá.Para tanto, os dados utilizados neste estudo são originários de povoamentos homogêneos, plantados sob os espaçamentos 3x2, 3x3, 3x4, 4x4 e 5x5 m, localizados entre os municípios de Dom Elizeu e Paragominas, Estado do Pará. Estes povoamentos foram inventariados anualmente até o quinto ano, sendo analisadas três classes de produtividade, em cada espaçamento, sendo elas: Baixa (17 - 19 m); Média (19 21 m) e Alta (21 - 24 m). Posteriormente, com auxílio de modelagem, os volumes total e laminado, foram estimados aos 5, 6 e 7 anos. Estimado o volume, e identificados todos os custos de produção, estes foram deflacionados, pelo IGP-DI, e posteriormente, descapitalizados. Assim, procedeu-se a análise econômica, por meio da metodologia desenvolvida pelo Instituto de Economia Agrícola, ógão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, juntamente com o critério do benefício periódico equivalente. Como resultado obteve-se que o custo operacional efetivo representou em média 65% dos custos totais de produção, sendo o transporte o custo individual mais expressivo, em todos os espaçamentos analisados. As análises econômicas indicaram que o monocultivo de paricá, independente do espaçamento, foi inviável, quando se objetivou a venda da madeira sem exploração. Essa resposta está associada ao baixo valor de mercado ao qual a espécie está subordinada. A exploração de madeira, mesmo sendo um processo trabalhoso e dispendioso, é uma alternativa para se obter valores positivos com a produção de paricá.Logo, pode-se inferir que o maior retorno financeiro é obtido em povoamentos de paricá implantados em classe de produtividade alta, sob o espaçamento 3x3 m, com exploração aos 5 anos. Entretanto, para os maiores espaçamentos de plantio, estudos ainda devem ser desenvolvidos.

Palavras-chave:Classe de produtividade, idade, índices econômicos.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910