Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCFL) da UFES

  • Baseia-se em estudos relacionados à conservação dos recursos naturais em bacias hidrográficas, especialmente os recursos hídricos. Também abrange florística, fitossociologia, fitofisionomia de formações vegetais, sendo base para estudos em ecologia florestal, recuperação de áreas degradadas, meteorologia florestal e manejo de bacias hidrográficas.

  • Esta linha foca o diagnóstico e elencamento de medidas ambientais para atenuar impactos florestais, técnicas para recuperação de áreas degradadas. Estudos ligados ao diagnóstico e desenho de sistemas agroflorestais, Sistemas silviculturais de espécies autóctones e alóctones. Abrange os estudos relacionados as correlações e nutrição de espécies florestais, uso, manejo e conservação de solo sendo base para estudos em silvicultura de espécies tradicionais e não tradicionais, recuperação de áreas degradadas, ecologia florestal, manejo e conservação do solo, manejo florestal, manejo de bacias hidrográficas entre outros.

    Também versa sobre doenças de espécies florestais, manejo de pragas, controle e prevenção de incêndios florestais.

  • Engloba estudos com objetivos de determinar as propriedades da madeira e dos efeitos de fatores que interferem nos índices de qualidade e uso da madeira. Determinar as propriedades de chapas de composição fabricadas com matéria prima. Estudo dos processos tradicionais e desenvolvimento de novos processos de polpação e branqueamento; química da madeira; controle da poluição nas indústrias de celulose e papel. A madeira como fonte de energética. Uso de resíduos florestais para a produção de energia.

  • Esta linha engloba estudos em florestas plantadas e naturais na área de dendrometria, mensuração, otimização, crescimento de florestas, manejo, economia, colheita, transporte, ergonomia e planejamento florestal. Determinação da idade ótima de corte, nível ótimo de fertilização e espaçamento, análise econômica e social de projetos florestais. Desenvolvimento de sistemas de colheita, otimização da produtividade do sistema e redução do custo de transporte de madeira. Estudo técnico e econômico visando racionalização e segurança no trabalho.

O Brasil é um dos maiores produtores e o maior consumidor mundial de produtos de origem florestal e setores importantes e estratégicos da economia brasileira, como a siderurgia, a indústria de papéis e embalagens, e a construção civil, são altamente dependentes do setor florestal. Entretanto, o país ainda apresenta deficiências em relação à descentralização e disponibilidade de informações técnico-científicas do Setor Florestal, carências que demandam de subsídios e de tomadas de decisões tanto em relação a políticas públicas como em projetos da sociedade civil e iniciativa privada.

Diante desta importância econômica e social do setor florestal, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PGCF) objetiva contribuir, por meio da especialização técnico-científica de profissionais e da pesquisa, com a produção e produtividade do setor florestal, atendendo assim a demanda interna do Brasil, em especial do Espírito Santo, e permitindo a competitividade com outros centros do país.

Diante da importância econômica e social do setor florestal, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PGCF) tem o foco em contribuir, por meio da especialização técnico-científica de profissionais e da pesquisa, com a produção e produtividade do setor florestal, atendendo assim a demanda interna do Brasil, em especial do Espírito Santo, e permitindo a competitividade com outros centros do país.

Em função da formação do corpo docente e das necessidades regionais, este Programa de Pós-Graduação determinou por meta o aperfeiçoamento de profissionais que atuam no planejamento, organização e gestão de: (i) cadeias produtivas de produtos florestais; (ii) recursos hídricos e edafológicos;(iii) meio ambiente; (iv) sistemas industriais de beneficiamento e transformação de produtos florestais.

Desta forma, o PGCF, mediante conjugação de esforços aplicados ao ensino e pesquisa, tem por objetivo ampliar e aprofundar a formação, conceitos e conhecimentos de métodos e técnicas de pesquisa científica, tecnológica e a formação de recursos humanos para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e outras práticas profissionais, conduzindo à obtenção do título de mestre e,ou doutor.

O programa tem sua sede em Jerônimo Monteiro-ES, oferecendo o curso de Doutorado em Ciências Florestais desde 2013 e o curso de Mestrado em Ciências Florestais desde 2008 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 4 na última avaliação.

O programa já formou 110 mestres e conta com 82 alunos regularmente matriculados, sendo 63 no mestrado e 19 no doutorado.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo - 2008 - 20013 - Todos os direitos reservados