Modificação térmica da madeira de folhosas de florestas plantadas

Resumo: Uma das principais vantagens da modificação térmica é o aumento da resistência da madeira de espécies de baixo valor comercial contra xilófagos, sem o uso de produtos tóxicos. Isso significa que é um produto ambientalmente amigável.
A Europa tem o mercado mais desenvolvido de madeira modificada termicamente, com uma cadeia bem estabelecida de indústrias, lojas, projetos, edifícios e consumidores finais. ThermoWood® é uma das marcas mais famosas de madeira modificada termicamente em todo o mundo e alcançou 179.507 m³ em 2016. Isso representou um aumento de produção de 12,7% (em relação a 2015) e sua produção aumentou 9,5 vezes desde 2001 (INTERNATIONAL THERMOWOOD ASSOCIATION, 2016). A madeira modificada termicamente tem sido comumente utilizada no Canadá e também está ganhando aceitação nos Estados Unidos da América, que é um dos principais mercados mundiais (Gamache et al., 2017; Sandberg e Kutnar, 2016).
O Brasil também tem um grande mercado para produtos de madeira, onde diversas espécies de folhosas têm sido sistematicamente plantadas por cerca de cinco décadas. Destacam-se os plantios de eucalipto, essência florestal com a maior área no Brasil, que atingiram 5,7 milhões de hectares em 2016 (INDÚSTRIA BRASILEIRA DE ÁRVORES, 2017). Espécies de folhosas de rápido crescimento plantadas no Brasil são conhecidas por sua baixa resistência a xilófagos e seu principal uso como madeira maciça é em produtos de baixo valor, como embalagens. Então, a produção de madeira modificada termicamente com esse material é uma possibilidade de agregar valor a alguns produtos, tais como cladding (madeira não-estrutural usada no exterior de construções), fachadas, móveis de jardim e decks. Isso também pode ser uma solução para minimizar o uso de madeira tropical nesses produtos, reduzindo o impacto na Floresta Amazônica brasileira.
O campo de pesquisa sobre madeira modificada termicamente no Brasil não está plenamente consolidado, com poucos grupos de pesquisa, trabalhando principalmente em equipamentos em escala laboratorial. A situação na indústria é pior, onde o volume de madeira modificada termicamente produzido é insignificante.

Data de início: 01/06/2020
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador DJEISON CESAR BATISTA
Pesquisador JUAREZ BENIGNO PAES
Técnicos LUCIANO DA COSTA DIAS
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910