TEMPO DE SECAGEM DE ÁRVORES DE Eucalyptus dunnii E AJUSTES DAS FACAS DO PICADOR NA QUALIDADE DE CAVACOS PARA FINS ENERGÉTICOS

Nome: DÂMARIS FIGUEIREDO BILLO NOGUEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/02/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
NILTON CESAR FIEDLER Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANANIAS FRANCISCO DIAS JÚNIOR Examinador Externo
EDUARDO DA SILVA LOPES Coorientador
GRAZIELA BAPTISTA VIDAURRE Coorientador
NILTON CESAR FIEDLER Orientador
RENATO CESAR GONÇALVES ROBERT Examinador Externo

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito do tempo de secagem de árvores inteiras em campo e do ajuste de facas do picador na qualidade dos cavacos de Eucalyptus dunnii produzidos para alimentação energética de caldeiras. A pesquisa foi desenvolvida na cooperativa Castrolanda, Castro – PR, em plantio de E. dunnii com sete anos de idade. Foram avaliados nove tipos diferentes de cavacos, resultantes da interação entre três períodos de secagem das árvores e três ajustes de facas do picador. Estudou-se umidade, densidades básica e a granel, teor de cinzas, poderes caloríficos superior, inferior e útil, índice de valor combustível e granulometria dos cavacos. Propôs-se um índice de qualidade energética para os cavacos como parâmetro de comparação. Os cavacos possuem densidade básica igual a 0,506 g/cm³ e poderes caloríficos superior e inferior iguais a 4543,667 kcal/kg e 4219,667 kcal/kg. A umidade diferiu significativamente entre os tratamentos, de modo inversamente proporcional ao tempo de secagem. O teor de cinzas também apresentou diferença significativa, no entanto, não foi possível observar um padrão de comportamento. O poder calorífico útil e o índice de valor combustível diferiram entre os tratamentos em função da umidade da madeira, apresentando uma relação linear positiva. No entanto, o índice de valor combustível se mostrou mais eficiente que o poder calorífico útil na avaliação energética do material. Houveram diferenças significativas na granulometria e na densidade a granel devido aos diferentes ajustes de facas do picador e tempo de secagem do material em campo. Todos os cavacos produzidos com 90 dias de secagem das árvores foram considerados energeticamente ineficientes. O cavaco produzido com 150 dias de secagem e com ajuste de picador com 4 facas mais 1 calço se mostrou o melhor. Considerando o material com 120 dias de secagem, o ajuste do picador com 4 facas é o que fornece um cavaco de qualidade semelhante ao melhor tratamento. Para umidades diferentes de árvores a serem cavaqueadas, visando-se o mantimento de um mesmo padrão de qualidade, deve-se adotar diferentes ajustes de facas no picador.

Palavras-chave: Biomassa florestal; Biocombustíveis; Caldeiras – combustíveis; Processamento da madeira; Qualidade dos produtos.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910