AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E MERCADO DE MARAVALHA DE PINUS PARA MICROAMBIENTE DE HAMSTER SIRIO (Mesocricetus auratus Waterhouse)

Nome: JOSÉ GUILHERME DOS SANTOS MOREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/08/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JUAREZ BENIGNO PAES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOSÉ FRANKLIM CHICHORRO Examinador Interno
JUAREZ BENIGNO PAES Orientador
LEONARDO OLIVEIRA TRIVILIN Coorientador
YONNY MARTÍNEZ LÓPEZ Examinador Externo

Resumo: O presente estudo teve como finalidade a avaliação da maravalha para uso em microambiente de hamsters. Para alcançar os objetivos do estudo foi necessário analisar a qualidade dos produtos existentes no mercado e suas condições de comercialização e seu potencial de vendas, sendo necessário o uso de testes de laboratório, em que fossem analisadas as características físicas, a existência de organismos patógenos que foram reconhecidos em nível de gênero, sendo encontrados nas maravalhas. De posse destes dados foram realizados testes em nível de laboratório com uso de hamsters (Mesocricetus auratus), em que foram avaliadas a tolerância de cor e aroma. Ocorreu anomalia para o experimento de aroma. Procedeu ao teste de preferencia de cor, esses procedimentos foram realizados no Biotério do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a partir da autorização da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), os resultados foram avaliados e usados para a alteração do produto e o mesmo testado no comércio para ser conhecido a sua aceitação. Concluiu-se que a coloração das maravalhas não causou problemas aos animais, observado pelo consumo normal de água e ração e manipulação do produto pelos amimais, bem como pela formação de pequenos grupos, em cada cor, em dado momento (vídeo monitoramento). Houve boa avaliação das maravalhas coloridas no comércio avaliado. A análise da produção e comercialização do produto demonstrou ser o empreendimento rentável, quando praticado o preço adotado para o produto com as características existentes no mercado.

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