Intercâmbios institucionais

O PPGCFL possui intercâmbios sistemáticos com outras Instiuições brasileiras e estrangeiras, a saber

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES): parceira na implementação da primeira Floresta Piloto do Espírito Santo, projeto do Governo Estadual, financiado pela VALE S.A., contemplando uma área de 54 hectares em modelos experimentias e demonstrativos de floresta de produção e preservação.

  • Instituto Argentino de Nivología, Glaciología y Ciencias Ambientales (IANIGLA), em Mendoza (Argentina): em 2012 a mestranda Brunela P. Rodrigues realizou estágio técnico científico, financiado pela FAPES no Laboratório de Dendrocronologia desta Intituição.

  • Universidade Federal de Viçosa (UFV): um docente do PGCF é professor da UFV (Luciano José Minette). Vários professores do PGCF desenvolvem atividades de pesquisa e co-orientação de mestrado e doutorado junto à UFV. O Professor Roberto Avelino Cecílio passará a compor o quadro de orientadores do Programa de Meteorologia Agrícola da UFV no ano de 2013. Em 2012 foi firmado Protocolo de Intenções celebrado entre UFES e UFV (processo 23068.009338/2011-17), publicado na página 54 do Diário Oficial da União em 29/08/2012, objetivando o estabelecimento de cooperação entre as partes visando, dentre outras ações, o estabelecimento de pesquisas e a utilização conjunta de recursos humanos

  • Universidade Federal do Paraná (UFPR): desde 2010 existe termo de cooperação entre a UFES e a UFPR, objetivando colaboração mútua para a formação de pessoal, projetos de pesquisa e intercâmbios de estudantes de graduação e pós-graduação.

  • Universidade Estadual do Cento-Oeste do Paraná (UNICENTRO): está em preparação termo de cooperação entre a UFES e a UFPR, objetivando colaboração mútua para a formação de pessoal, projetos de pesquisa e intercâmbios de estudantes de graduação e pós-graduação.

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): co-orientação de estudantes de mestrado.

  • Universidade Federal de Lavras (UFLA): co-orientação de estudantes de mestrado e doutorado.

  • Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): co-orientação de estudantes de mestrado e doutorado.

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): co-orientação de estudantes de mestrado e doutorado.

  • Universidade de Brasília (UnB): co-orientação de estudantes de mestrado e doutorado.

  • Universidade Estadual Norte-Fluminense (UENF): co-orientação de estudantes de mestrado e doutorado.

  • Universidade de Cordoba, Espanha (UCO): foi assinado em 2010 termo de cooperação entre a UFES e a UCO, objetivando colaboração mútua para a formação de pessoal, projetos de pesquisa e intercâmbios de estudantes de graduação e pós-graduação. A cooperação surgiu de resultados positivos no desenvolvimento de projetos dos professores do PPGCF (José Eduardo Macedo Pezzopane e Gílson Fernandes da Silva) com professores do departamento de Silvicultura da UCO. Os professores do PPGCF citados inclusiva já realizaram atividades junto à UCO. Em 2012 o Prof. José Eduardo M. Pezzopane esteve em Pós-Doutoramento na UCO, co-orientando estudantes de Mestrado e Doutorado.

  • Universidade de Nancy, França: existe protocolo de intenções entre as Insituições, baseadas na cooperação do PPGCF com o Insituto Nacional de Pesquisa Agroflorestal (INRA), havendo trbalhos desenolvidos em conjunto com os pesquisadores franceses Merriem Fournier e Gerard Janin, senfdo que o segundo tem forte interesse em participar como Professor Visitante do PPGCF.

  • Universidade da Florida, Estados Unidos: em 2012 o Prof. Gilson F. Silva esteve em Pós-Doutoramento nesta Instituição.

  • Universidade de Washington, Estados Unidos: em 2012 iniciou-se o desenvolvimento de projetos, relacionados aos recursos hídricos.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910