Estágio de docência e outras informações

Norma geral sobre os Estágios de Docência:O Estágio de Docência é obrigatório para todos os alunos que estejam na condição de bolsistas da CAPES/DS, conforme previsto na Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, e opcional para os demais alunos.
Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, de 14 de abril de 2010:
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Art. 18. O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social, obedecendo aos seguintes critérios:
I - para o programa que possuir os dois níveis, mestrado e doutorado, a obrigatoriedade ficará restrita ao doutorado;
II - para o programa que possuir apenas o nível de mestrado, a obrigatoriedade do estágio docência será transferida para o mestrado;
III - as Instituições que não oferecerem curso de graduação, deverão associar-se a outras Instituições de ensino superior para atender as exigências do estágio de docência;
IV - o estágio de docência poderá ser remunerado a critério da Instituição, vedado à utilização de recursos repassados pela CAPES;
V - a duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado e a duração máxima para o mestrado será de dois semestres e três semestres para o doutorado;
VI - compete à Comissão de Bolsas CAPES/DS registrar e avaliar o estágio de docência para fins de crédito do pós-graduando, bem como a definição quanto à supervisão e o acompanhamento do estágio;
VII - o docente de ensino superior, que comprovar tais atividades, ficará dispensado do estágio de docência;
VIII - as atividades do estágio de docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do programa de pós-graduação realizado pelo pós-graduando.
IX - havendo específica articulação entre os sistemas de ensino pactuada pelas autoridades competentes e observadas as demais condições estabelecidas neste artigo, admitir-se-á a realização do estágio docente na rede pública de ensino médio;
X - a carga horária máxima do estágio docência será de 4 horas semanais.Observações Específicas do Programa sobre os Estágios de Docência:
Estágio de docência:

O PPGCFL tem a disciplina Estágio de Docência como obrigatória para todos os alunos bolsistas, o que tem sido cumprido de forma muito satisfatória. Todo aluno que cursa esta disciplina, auxilia o professor de uma disciplina da graduação em todas as atividades didáticas (aulas teóricas e práticas, preparação de aulas, correções de provas, aulas de revisão, aplicação de provas etc.), supervisionado pelo professor, preferencialmente que tenha relação com a sua proposta de dissertação de mestrado. A avaliação do aluno é feita pelo professor da disciplina, obtendo o conceito Satisfatório ou Não-Satisfatório.

A finalidade principal é proporcionar a formação didático-pedagógica aos estudantes de mestrado, mas verifica-se também um considerável ganho para os alunos da graduação, uma vez que com o apoio dos mestrandos aos professores, aumenta-se a possibilidade de oferecer aulas mais bem planejadas e preparadas, com conteúdos atualizados e com recursos didáticos melhores. Atualmente, com a sobrecarga de trabalho dos professores, seria bem mais difícil aumentar a qualidade das aulas sem o referido apoio.

Os resultados desta experiência têm se mostrado bastante interessantes: os futuros mestres e doutores, quando realizam concursos para docência, em geral têm apresentado bom desempenho na prova de aptidão didática, o que demonstra que o estágio de docência vem atingindo seu objetivo.

Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.