Egressos

Egressos: O PPGCFL tem procurado manter uma base de informações a respeito das atividades que os egressos desenvolvem logo após concluírem seus cursos. Tomando como referência essa base, chegou-se às seguintes estatísticas: Egressos que decidiram cursar doutorado no Brasil (32,85%); Egressos atuando em empresas públicas na área técnica (14,60%); Egressos atuando em empresas privadas na área técnica (13,87%); Egressos professores de IFES (7,30%); Egressos professores de Universidades Federais brasileiras (5,84%); Egressos professores de Universidades particulares (2,92%); Egressos professores de escolas de segundo grau (2,19%); %); Egressos cursando doutorado no exterior (2,19%); Egressos fazendo cursos de especialização (1,46%); Egressos professores de Universidades Estaduais (0,73%); Egressos realizando pós-doutorado no Brasil (0,73%); Egressos realizando pós-doutorado no exterior (0,73%). A soma das percentagens em todas as categorias resulta em 85,40%, número este que representa a percentagem de quanto o PPGCFL tem sido efetivo em colaborar na atividade e qualificação profissional de seus discentes egressos. Evidentemente que, a diferença para 100%, isto é, 14,60%, representa a percentagem dos estudantes que não aplicaram os conhecimentos adquiridos no PPGCFL em sua vida profissional, pelo menos até o momento em que os dados foram levantados. Agrupando um pouco mais os dados, podemos definir as seguintes categorias: Egressos que decidiram se qualificar mais (37,96%); Egressos que decidiram atuar na área técnica em empresas públicas ou privadas (28,47%); Egressos que optaram pela carreira de docência, independentemente do nível (18,98%). Estas informações revelam que o PPGCFL tem sido efetivo em formar recursos humanos qualificados que se inserem no mercado de trabalho. Além disso, estes dados podem ser úteis como estratégias para o próprio programa para entender melhor o que seus discentes buscam mais quando procuram os cursos e assim aperfeiçoar as estratégias de ingresso de discentes e de todo o seu processo de formação, ações estas que estão correntemente em prática no planejamento estratégico do PPGCFL.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910