Avaliação da Qualidade da Madeira Tectona grandis (TECA) com 15 Anos de Idade Proveniente do Vale do Rio Doce.

Resumo: Na década de 60, grandes áreas de florestas plantadas começaram a ser estabelecidas com espécies de rápido crescimento, em função dos incentivos fiscais. Esse acontecimento foi de grande importância para o desenvolvimento do setor florestal, o que propiciou a formação de extensas áreas de florestas plantadas, até hoje ainda disponível como matéria-prima para setor madeireiro.
Dentre algumas espécies de rápido crescimento, a madeira de teca, botanicamente conhecida como Tectona grandis, da família Verbenaceae, vem sendo bastante usada para áreas de reflorestamentos, e ainda tem consigo a vantagem de grande procura no mercado mundial, podendo alcançar preços superiores aos do mogno, sendo utilizada em âmbito não só nacional como mundial.
O total aproximado de área reflorestada com esta espécie no mundo é estimado em cerca de três milhões de hectares, concentrando-se na Indonésia, Índia, Tailândia, além de extensas plantações na Oceania e África.
Devido às suas características e propriedades únicas e superiores, a teca é a madeira de folhosa mais valorizada no mundo. Em face de sua importância para o setor madeireiro, este projeto tem como objetivo principal avaliar a qualidade da madeira de Tectona grandis com 15 anos de idade proveniente do Vale do Rio Doce - MG.

Data de início: 21/05/2009
Prazo (meses): 24

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910