CORRELAÇÃO ENTRE VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO E ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Resumo: Entre as alternativas geotecnológicas disponíveis, os produtos NDVI e EVI do sensor de baixa resolução Terra/MODIS, tem sido largamente empregado para o desenvolvimento de métodos voltados ao mapeamento de áreas extensas por meio do monitoramento da vegetação por indicar uma associação direta entre sua magnitude e as condições da biomassa (RUDORFF et al., 2007; KLERING, 2007; JUNGES, 2008).
A análise dos dados de NDVI e EVI de séries temporais tem sido utilizada como evidência de uma resposta biótica à variação climática na mudança de padrões de crescimento da vegetação (LUCHT et al., 2002; MYNENI et al., 1997; ZHOU et al. 2001).
Uma abordagem frequente é estabelecer tendências por meio de regressão linear do NDVI e EVI, calculado em períodos anuais ou sazonais (JONG e BRUIN, 2012; FORKEL et al., 2013).
Com a finalidade de somar esforços em relação ao monitoramento dos remanescentes florestais do bioma Mata Atlântica, surge a necessidade de novos estudos relacionados com o comportamento temporal da biomassa por meio da avaliação da relação entre as anomalias de índices de vegetação com anomalias de precipitação pluviométrica.

Data de início: 14/10/2014
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado ROSANE GOMES DA SILVA
Coordenador ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910